A Pedra da Gávea

11-07-2010 15:52

 

Formação rochosa com 842 metros de altitude, situada no setor C do Parque Nacional da Tijuca.  O acesso se dá por trilha, com duração aproximada entre 2:30 a 3:00 de caminhada, com trecho de 30 metros de subida por “escalaminhada” (uso das mãos ou corda), o que torna inviável a prática do esporte.  Equivocadamente, muitos a associam como local das decolagens de asa delta e parapente, por sua proximidade com a Pedra Bonita.

HISTÒRIA DO LOCAL

 

A Pedra da Gávea traz consigo inúmeros mistérios.

 
Há quem defenda que na pedra há vestígios (inscrições) da antiga civilização fenícia; uma civilização cuja existência remota cerca de 5 mil anos. Acredita-se que a própria pedra seria uma espécie de esfinge ou tumba fenícia, onde estaria enterrado o rei de Tiro (da civilização fenícia), Badezir, e seus primogênitos, junto com todas as riquezas que possuíam.

 

Há quem especule que o próprio nome do Brasil esteja relacionado com o nome de Badezir.

Outro mistério que circunda a pedra, é que ela seria a passagem para um outro mundo. Passagem essa que se daria através do “portal” que se encontra quase no topo, tendo 8 metros de altura e 16 de largura.

Outra curiosidade se dá ao observar parte da extensão do Maciço da Tijuca. É possível ver a imagem semelhante a de um corpo humano em grandes proporções. E a Pedra da Gávea, seria a cabeça desse Gigante Adormecido, como costumam chamá-lo. Os pés seriam o morro do Pão de Açúcar.

Bom, pra quem não tinha conhecimento dessas histórias; tenho certeza que ir à Pedra da Gávea agora terá outro sabor!!!

 
 

Crie um site grátis Webnode